Quando for necessária a transferência de veÃculo para outra pessoa, você poderá optar por fazer sozinho ou com um despachante. Independente do que for mais conveniente para você, é importante entender o processo.
Encontrou aquele tão sonhado carro? Quando chegar o momento de fazer a transferência do veÃculo, é bom já ter conhecimento do procedimento. Alguns documentos são necessários de ser apresentados, as taxas precisam ser pagas e os prazos devem ser cumpridos conforme estipulado pela lei.
Pensando em tornar esse prazeroso momento da compra ainda mais fácil, elaboramos um guia de transferência de veÃculo!
Quando deve ser feita a transferência do veÃculo?
A transferência nada mais é que uma mudança de propriedade. Por isso, toda vez que o carro mudar de dono, a mudança de documentos também deve ser feita.

Separando os documentos certos
O primeiro passo para adquirir seu carro seminovo é identificar os documentos necessários para a transferência. Tal lista pode variar conforme cada estado brasileiro, então, vale consultar o site do Detran de sua região antes de tudo.
Você, como comprador, deve fazer uma lista de tudo que precisa, até para não esquecer de solicitar a papelada que é de posse do vendedor.
Veja quais documentos são necessários para transferência de veÃculo com propriedade registrada no mesmo municÃpio:
- Documento de identificação pessoal com foto, que pode ser o RG ou CNH (original e cópia simples);
- Cadastro de pessoa fÃsica – CPF (original e cópia simples);
- Comprovante de endereço atual (original e cópia simples). É necessário estar no nome do proprietário do veÃculo e possuir menos de 6 meses de expedição;
- CRV (Certificado de Registro de VeÃculo) original, preenchido, datado e assinado, com firma reconhecida por autenticidade em cartório do vendedor e do comprador;
- Laudo de vistoria de identificação veicular original, feito por uma empresa credenciada de vistoria (EVC). O laudo emitido pela EVC tem validade estadual;
- Comprovante de pagamento de débitos original (tributos, multas ou encargos pendentes);
- Alguns estados solicitam o formulário Renavam, sendo duas vias originais devidamente preenchidas;
- Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.
Caso a transferência de veÃculo seja de um municÃpio para o outro, a documentação é muito parecida, adicionando apenas o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do VeÃculo). Porém, nesses casos será necessário ainda solicitar novo emplacamento.
Caso o vendedor seja pessoa jurÃdica, serão necessários mais alguns documentos, conforme abaixo:
- Cartão do CNPJ;
- Cópia do contrato social quando o veÃculo for adquirido de pessoa jurÃdica, identificando a pessoa autorizada;
- Comprovante de poderes do vendedor do contrato da empresa (original ou cópia autenticada). Esse documento é necessário para verificar se a pessoa que assinou o recibo está devidamente autorizada pelo contrato a vender o veÃculo;
- CND (Certidão Negativa de Débitos) do INSS. A CND é fornecida pela Receita Federal e possui validade de 6 meses.

Atenção aos prazos
Você tem até 30 dias para completar o processo de transferência do veÃculo, a partir da data de assinatura do Certificado de Registro do VeÃculo (CRV). De acordo com o Detran, se ultrapassar esse perÃodo, será necessário pagar uma multa no valor de R$195,23. Além do custo extra, o novo dono levará 5 pontos na CNH, por infração grave.
É possÃvel transferir carros financiados?
Se o carro de seu interesse ainda não foi quitado, ainda é possÃvel fazer a transferência. Durante a negociação, deverá ser definido quem será o responsável pela dÃvida, já que no documento constará a informação de que aquele carro está alienado.
Na Localiza Seminovos, essa não é uma preocupação, afinal, todos os carros já são quitados. Assim, fica até mais fácil financiar seu novo carro conosco!
4 pontos importantes para a conclusão do processo
- Para fazer a transferência de documentos, vá até o Detran mais próximo. Caso não tenha na sua cidade, em alguns estados, você pode ir até um representante, como o Cinetran.
- O processo pode ser diferente em cada estado. Dependendo do local em que ocorre a transferência, os valores são outros, as taxas, o agendamento do processo e a vistoria.
- Você pode consultar no próprio site do Detran os débitos do veÃculo, através do número do Renavam. O Detran não conclui a transferência se o veÃculo ainda possuir dÃvidas de impostos ou até mesmo multas atrasadas.
- Você mesmo pode fazer o processo de transferência, mas, para que se sinta mais seguro, também é possÃvel contratar um despachante. E sabe o melhor? A Localiza Seminovos facilita a sua vida ao oferecer esse serviço por um preço que cabe no seu bolso.
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a transferência de veÃculos, que tal entender mais sobre a manutenção preventiva de seu carro?
Deixe seu comentário nesse post